terça-feira, 22 de março de 2011

A má e a boa notícia: a criatividade do brasileiro


       Em momentos de crise, só a imaginação 
é mais importante que o conhecimento 
(Albert Einstein) 


Por Alvaro Nassaralla

Por ocasião do V Fórum Urbano Mundial¹, realizado em março de 2010 no Píer Mauá – RJ, tivemos acesso ao material desenvolvido pelo World Business Council Sustainable Development (WBCSD), intitulado “Adaptation: An issue brief for business” (Adaptação: Uma questão para os negócios) ². 

Nele, importantes aspectos foram levantados a respeito de 2 pontos urgentes e que devem ser trabalhados conjuntamente: a mitigação das emissões de gases de efeito de estufa e a adaptação.

De acordo com o relatório, “(...) deve-se dar o mesmo nível de importância tanto para a adaptação quanto para a mitigação. A adaptação não substitui a mitigação das emissões de gases de efeito de estufa. Pelo contrário, a adaptação e a mitigação precisam acontecer simultaneamente e de forma complementar”.

No documento, o WBCSD declara que, através de uma estratégia que combine a mitigação com a adaptação, pode-se reduzir a vulnerabilidade da população mundial da seguinte forma: 

“- A mitigação das mudanças climáticas pela redução das emissões não irá proteger comunidades dos efeitos das mudanças climáticas, mas irá, em uma escala global, reduzir o risco e a magnitude das mudanças climáticas no futuro.

- A adaptação não irá reduzir a freqüência ou magnitude com a qual eventos climáticos ocorrem, mas irão proteger os negócios e a sociedade contra eventos tais como secas, furacões e inundações”. 

Vulnerabilidade, adaptação e desastres naturais

No artigo Desastres naturais e prevenção, aqui no blog Política Sustentável Já, vimos o conceito de desastres naturais e vulnerabilidade. Agora não importa somente discutir se as mudanças climáticas são um efeito natural ou se são causadas pelos séculos de emissões de carbono na atmosfera.

O homem ocupou demais o planeta, expondo-se e aumentando a sua vulnerabilidade, e está sofrendo com as catástrofes naturais. É fundamental adotar políticas de prevenção para se minimizar os danos humanos e econômicos.

O IDS (Institute of Development Studies), um instituto que pesquisa países em desenvolvimento, lançou um estudo chamado Vulnerability, adaptation and climate disasters: a conceptual overview³ (Vulnerabilidade, adaptação e desastres naturais: uma visão conceitual). O relatório contém vários estudos de caso de países em desenvolvimento e traz basicamente as seguintes recomendações:
“• a mudança climática é uma ameaça séria e contínua para o desenvolvimento e irá adicionar encargos para os já pobres e vulneráveis;

 • a análise da vulnerabilidade do clima deve ser incorporada de forma sistemática dentro de três principais políticas e nas estruturas institucionais relevantes para a adaptação: o desenvolvimento, ajuda humanitária e as alterações climáticas.

• estes três domínios devem ser mais diretamente ligados em termos políticos e institucionais. Em termos políticos, eles devem compartilhar um objetivo primordial: a redução das vulnerabilidades relacionadas às mudanças climáticas.

 • vínculos institucionais e epistêmicos [o saber, o conhecimento] devem ser reforçados em torno do regime de mudanças climáticas, desempenhando o papel de um catalisador, o papel de ponte, com o objetivo de reorientar o desenvolvimento e ajuda humanitária para combater as causas estruturais das vulnerabilidades;

 • As comunidades devem ter um papel central na condução de análises de vulnerabilidade e o apoio institucional deve ser fornecido para apoiar as suas agências nos esforços de implementação para aumentar as suas capacidades para a adaptação”.

A boa notícia



As adaptações não podem ser vistas como um infortúnio e, sim, como geradoras de novas possibilidades, novos empreendimentos, o surgimento de novas profissões para promover e aplicar as adaptações.

O ser Humano vem se adaptando desde que as civilizações floresceram. É claro que o desafio que se impõe agora é o maior pelo que a humanidade já passou. Vamos ter de encará-lo e não ficar empurrando para debaixo do tapete.

Temos de cuidar para não cairmos no alarmismo. De outra forma, temos de promover uma rápida sensibilização da população, dos governos e dos empresários para a necessidade de estabelecermos políticas de adaptação.

Como vemos, temos muito trabalho. Só não podemos esperar as tragédias ocorrerem para começarmos a pensar e agir em termos de adaptação e mitigação das emissões.

A boa notícia é que o brasileiro é criativo por natureza. Podemos sair na frente!


Fontes e referências:

¹ V Fórum Urbano Mundial

Realização: ONU-Habitat e Governo do Brasil

http://wuf5.cidades.gov.br/pt-BR/Home.aspx


² Adaptation: An issue brief for business (Adaptação: Uma questão para os negócios)

Publicado por: World Business Council Sustainable Development (WBCSD) - 2008


³ Vulnerability, adaptation and climate disasters: a conceptual overview - Policy recommendations for climate change adaptation - IDS Bulletins - Vol 36 No 4

Autores: F. Yamin; A. Rahman; S. Huq

Publicado por: Climate Change and Disasters Group, Institute of Development Studies, Sussex, UK, 2005


Um comentário: