terça-feira, 5 de abril de 2011

Idéias / Ecopolítica

Idéia 4 / Ecopolítica: Comunitarismo Eletrônico

As redes sociais virtuais em expansão acelerada no dias de hoje, talvez representem uma lacuna deixada pela redução da força dos antigos laços comunitários (tradicionais). Essa comunidade convencional, aglutinada pelos princípios gregários que sempre orientaram o homem, agora está sendo substituído pelo hiperindividualismo decorrente provável da dinâmica do capitalismo presente nas atuais democracias liberais.


José Augusto Silveira - 15/abril/11

Idéia 3 / Ecopolítica: Política e Democracia

Nas sociedades democráticas atuais, o cidadão só se individualiza (só exerce seu poder político) quando o sistema vigente necessita, isto é, em situações de ameaça à estabilidade do sistema ou em sua manutenção (como nos períodos eleitorais). Isto é o que podemos conceituar como um sistema democrático formal, já que a democracia só é exercida de fato em situações específicas e esporádicas.

José Augusto Silveira - 13/abril/11


Ideia 2 / Ecopolítica: Sobre o uso e abuso do conceito de democracia

A proposta de democratização (formal ou informal) pode ser, em algumas circunstâncias apenas um pretexto, uma estratégia para a possibilidade de uma mudança imediata da estrutura de um grupo, de um partido, com fins específicos e muitas vezes com uma conotação pessoal ou de um grupo minoritário, podendo ser, inclusive, revogada assim que se alcancem os objetivos desejados ( temos de ter muito cuidado com este tipo de estratégia de mudança de estrutura de poder).

José Augusto Silveira - 05/abril/11

Ideia 1 
/ Ecopolítica: Organização partidária / Século 21

Uma reorganização de qualquer estrutura, principalmente aquelas de interesse público, como os partidos políticos, deve ser construída utilizando-se de uma metodologia não autoritária, isto é, democrática e requer a produção e a absorção dos novos valores e, portanto, demanda tempo, transparência e concordância no mínimo da maioria de seus membros e não pode ser alcançada verdadeiramente, de uma maneira estável, de forma imediata e intempestiva.

José Augusto Silveira - 03/abril/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário