Estive pensando em como as pessoas vão reagir ao aumento progressivo de propaganda política nas redes sociais. Dentro dessa reflexão, comecei a pesquisar e encontrei o excelente artigo Interage candidato? Pergunte ao seu!
Resumindo, a conclusão que o artigo chegou foi de que se os candidatos estão trabalhando as redes sociais, ao invés do internauta rechaçá-los, é importante que ele aproveite “a oportunidade para fazer perguntas, trocar idéias, sugerir e propor ações políticas relevantes e um mandato participativo”.
A internet é uma ferramenta que dá ao cidadão a oportunidade única de dialogar com os candidatos e suas equipes, pesquisar históricos, propostas e plataformas de governo, e diversos outros assuntos relacionados ao incremento de transparência das atividades políticas.
A propaganda política na TV, mais do que informar, deforma a opinião pública, que toma decisões baseadas em curtos fragmentos de informação montados para despertar a atenção e seduzirem o público.
Provavelmente, a maioria dos eleitores que decidem votos baseados nesse tipo de propaganda, não está seguindo o mínimo de critérios conscientes acerca de sua decisão.
Acredito que a internet é mais do que uma alternativa para os candidatos e partidos com pouco tempo de televisão. Ela é a verdadeira transformação em curso rumo à transparência e participação da população nos processos decisórios do país. Evidentemente que para isso aconteça em escala nacional, precisamos evoluir nos quesitos educação e mais condições de acesso à web.
Concluindo, quem ganha com a política 2.0 é o eleitor e o político honesto, aquele que pode ser transparente.
Por Alvaro Nassaralla
Nenhum comentário:
Postar um comentário