quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ambientalistas reunidos através de Manifesto para Marina


Uma interessante união entre ambientalistas foi criada para as eleições de 2010.  Eles criaram um manifesto apoiando a candidatura da Marina Silva à presidência.

Chamando a atenção para os desafios ambientais a que a humanidade está exposta e a oportunidade de que o Brasil possa exercer um papel de liderança global no século XXI, 36 ambientalistas endossam a candidatura de Marina, e propõem com isso que a agenda socioambiental seja levada para o centro das propostas econômicas, políticas e culturais de desenvolvimento sustentável nacional.

A proposta dos ambientalistas que assinaram o Manifesto, incluindo Rogério Rocco, nosso parceiro e candidato a Deputado Estadual (RJ) pelo PV, ressalta o caráter de urgência histórica:

“Esse sentido de urgência dá às eleições presidenciais de 2010 um caráter de oportunidade histórica que não podemos rejeitar: o de construir e disseminar propostas concretas que possam orientar, de maneira constitutiva, alternativas sustentáveis para o futuro do país”.

O Manifesto também salienta que a sustentabilidade envolve muito mais do que a conservação do meio ambiente. Enquanto seres culturais que somos, continuaremos a produzir bens e conhecimento e, dessa forma, interferindo nas condições naturais de nosso planeta.

Para que essa interferência seja reduzida a padrões aceitáveis (se é que isso seja possível), é preciso que o conceito de sustentabilidade passe a efetivamente permear toda a nossa estrutura sociocultural.

Para tanto, sem querer ser utópico, o caminho para a sustentabilidade necessita de estratégias e estímulos implantados no seio de nosso planejamento estratégico de governo. Em outras palavras, ser vista como raiz e geradora das planificações governamentais.

PARA VER O MANIFESTO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário