segunda-feira, 29 de agosto de 2011

III Plenária Municipal PV Carioca

Por Álvaro Nassaralla


III Plenária Municipal PV Carioca

Data: 27/08/2011
Local: Auditório Darcy Ribeiro (Universidade Cândido Mendes)

Mesa
José Augusto Silveira – Presidente / PV Cidade do RJ
Nena Dupret – Secretária da Mulher / PV Cidade do RJ
Flavio Lazaro – Secretário de eventos / PV Cidade do RJ
Dr. Edson da Creatinina – Vereador / PV Cidade do RJ
Eduardo Nascimento – Secretário de comunicação / PV Cidade do RJ

Foi realizada a III Reunião Plenária Municipal do Partido Verde-RJ, no dia 27 de agosto, com o objetivo de reestruturação democrática do Partido através dos Núcleos Interzonais e a organização para as eleições de 2012.

A seguir, relatamos alguns trechos proferidos por José Augusto Silveira em relação ao conceito de Núcleos Interzonais:

• “Quando propomos a construção das Zonais, elas tinham como essência a democratização do partido, aproximando-se da sociedade e sendo uma atividade essencialmente voluntária de seus filiados, com a principal missão de divulgar as idéias e princípios do PV em suas respectivas áreas geográficas.

• A idéia das zonais é a de estruturar o PV de forma a capilarizar as suas atividades para que cheguem o mais próximo do cidadão, através de seus militantes com consciência ambiental plena.  
  • Uma questão importante é a formação de estrutura em rede para que, além de filiados, possam também participar do processo os simpatizantes de nossas causas socioambientais, contribuindo assim com a implementação de nossas propostas para uma política sustentável”.
José Augusto também descreveu o perfil desejado para os que desejam ser representantes do partido nos seus Núcleos Interzonais:

1. O primeiro aspecto é o conhecimento e a crença de nossas idéias e nossos princípios e a capacidade de transmiti-los para nossos filiados e simpatizantes.

2. As zonais, por sua capilaridade, vão estar responsáveis também por estratégias eleitorais. Vão atrair filiados e simpatizantes com potencial para se tornarem futuros candidatos.

3. Para que a estrutura partidária seja eficiente em seu todo é necessária a presença de três fatores: eficiência de gestão administrativa; capacidade de formação política; eficiência eleitoral. Para tanto, é importante que a experiência alcançada no dia-a-dia partidário seja compartilhada com os novos filiados. Também é importante que haja um equilíbrio entre os interesses individuais e os institucionais. Apenas com a harmonização desses dois tipos de interesse é que poderemos alcançar uma estrutura partidária sustentável e condizente com a realidade do século 21.

4. Outra função dos Núcleos Interzonais é de identificar os problemas locais respectivos de suas áreas de atuação e comunicá-los para as instâncias partidárias, bem como para a bancada de seus Vereadores, a fim de que tomem as possíveis providências.

Concluindo, nesses anos de nossa existência como partido, nunca optamos por inchar; optamos, sim, por crescer. E, atualmente, percebemos claramente que essa estratégia está resultando em sucessos político-eleitorais, como a votação expressiva obtida por Gabeira e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário